quinta-feira, 21 de abril de 2011

Qual a importancia da musculação para um indivíduo?

Qual a importância da musculação para o indivíduo?

De acordo com Silva et. al.(2008), musculação é uma das modalidades de exercício mais praticadas em todo mundo. Atualmente, não somente só jovens são adeptos desta modalidade, pois tem sido reconhecida a sua importância para idosos, cardiopatas e até para crianças, desde que com algumas adaptações e cuidados. No entanto, grande parte dos profissionais ligados a este tipo de atividade física ainda apresentam conhecimentos incipientes ou baseiam-se em “mitos”, práticas infundadas e conceitos sem bases científicas quanto aos aspectos fisiológicos e metodológicos relacionados a este tipo de exercício.

Para Aprobato (2010), Musculação é a única atividade que trabalha isoladamente cada músculo do seu corpo, podendo resolver problemas congênitos, crônicos e agudos, como uma reabilitação causada por um acidente ou uma reabilitação postural, fortalecendo aquela determinada região, além de combater a osteoporose, deixando a região afetada envolvida por um músculo forte e, por ter todos os benefícios citados, acaba melhorando até pessoas com doenças graves, como câncer.

A musculação, que na verdade, chama-se treinamento contra resistência, pois esse nome trata-se de uma expressão criada e utilizada de forma popular, onde consiste em um tipo de exercício resistido, com variáveis de carga, amplitude, tempo de contração e velocidade controláveis. Desse modo pode ser aplicada da forma isométrica (contração mantida), isocinética (com velocidade angular constante) ou isotônica (alternância de contrações concêntricas e excêntricas), contínua ou intervalada, suave ou intensa, com recursos aeróbios ou anaeróbios. Esta possibilidade de controle de tantas variáveis torna a musculação uma atividade física altamente versátil que pode ser usada para diferentes objetivos.

A musculação recebe atualmente um destaque especial, principalmente em decorrência da evolução científica que apresentou nas últimas décadas com a publicação de pesquisas e artigos sobre seus benefícios e segurança na prática (COSTA 2004).

Mesmo depois de tantos estudos que mostram os benefícios proporcionados pela musculação, para Pinto et. al., (2008), ainda percebe-se que a maior parte do publico que a prática tem finalidades estéticas, onde nessa finalidade, possui o objetivo de moldar as formas do corpo enfatizando um trabalho de aumento do volume muscular e de obtenção da simetria corporal. Tudo isso deve ser realizado dentro dos limites da normalidade, respeitando-se todos os princípios do treinamento físico com um destaque maior sobre o princípio da individualidade biológica, além de ajuda na diminuição do estresse, aumenta a interação social, combate o sedentarismo, a aterosclerose, controla a hipertensão arterial, obesidade, diabetes mellitus, osteoporose entre outros (COSTA, 2004).

É crescente hoje o número de pessoas preocupadas com a saúde dentre elas a terceira. O exercício físico com ênfase em força pode ser uma boa saída para que eles fortaleçam os seus músculos e vivam melhores e mais independentemente (PAVAN E ALMEIDA, 2010).

Os benefícios da musculação estão diretamente relacionados com o período no qual o praticante dedica-se aos treinos, o tipo de treinamento, com as diferentes intensidades, volumes, velocidade de execução dos movimentos, séries, intervalos entre as séries e os exercícios, e períodos de recuperação entre os treinos, estrutura óssea morfológica e a distribuição dos tipos de fibras em cada indivíduo.

De acordo com o que foi exposto durante todo o texto, Segundo Pavan e Almeida, (2010), a musculação é de grande importância já que através de melhorias fisiológicas como aumento muscular e melhor funcionamento das articulações o idoso é capaz de voltar a realizar atividade que antes não fazia. O fato mais importante para essa melhoria é a conquista da independência, onde a musculação, praticada em local socializador, pode auxiliar no relacionamento. Portanto, analisar o indivíduo de forma isolada é um equívoco, pois ele tem que ser visto nessas três vertentes (físico, social e subjetivo), já que estão intrinsecamente interligados.

Guilherme Leadebal Bonifácio Dias

REFERÊNCIAS:

APROBATTO, V.O segredo do corpo perfeito. São Paulo: Phorte, 2010.

PAVAN, B.; ALMEIDA, B., A.,M. Os benefícios da musculação para a vida social e para o aumento da auto-estima na terceira idade. Revista brasileira de qualidade de vida. v. 02, n. 02, jul./dez. 2010, p. 09-17.

COSTA, A., J. ,S. Musculação e qualidade de vida. Revista Virtual EFArtigos. Vol. 02, nº03, 2004.

PINTO, M. V. M.; ARAÚJO, S.A.; COSTA, A.D. PÓVOA, C. H. LOPES, P., C. L. SILVA, M. C.; SILVA, S. L.A.; SILVA, F. V. Os benefícios proporcionados aos idosos com a prática regular de musculação. Revista Digital - Buenos Aires - Ano 13 - N° 125, 2008

SILVA,S.A.;FERREIRA,D.C.A.,ANCINETO,R.R.,NOGUEIRA.S.D.R.F.Musculação:Aspectos Fisiológicos,Metodológicos e Nutricionais. João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MAPA DE ACESSO