quinta-feira, 25 de março de 2010

Osteoporose e atividade física

A Osteoporose é uma doença que acomete indivíduos idosos, principalmente as mulheres, pode ser definida como: à deterioração estrutural do tecido ósseo diminuindo a massa óssea, ou seja, ocorre uma deteriorização do tecido devido a uma baixa densidade óssea.

A uma perde da massa óssea de 1% ao ano após os 45 anos de idade e está ligada ao sedentarismo e a diminuição de cálcio no organismo. Por isso a prática de atividade física é de grande importância no tratamento da Osteoporose. Mas qual a atividade física que não devemos prescrever para o aluno que está com Osteoporose?

A atividade física que não devemos prescrever para os alunos com Osteoporose são aquelas realizadas dentro da piscina, pois não ocorre dentro da piscina influência da gravidade. As cargas físicas impostas aos ossos alterna a sua força e massa ajudando no tratamento da Osteoporose.

A musculação, caminhada e ginástica localizada são algumas das atividades que ajuda no tratamento da Osteoporose e sua prescrição vai ocorrer após uma avaliação física detalhada do Professor de Educação Física – bacharelado. Após a escolha da atividade a intensidade dos estímulos segundo as pesquisas é mais importante do que o volume.

Por fim podemos concluir que as atividades físicas que são avaliadas e prescritas podem ajudar no tratamento da Osteoporose.

referencia: http://www.corporeacademia.com.br/v3-corpore-academia-noticias.php?id=178

Um comentário:

  1. Não sabia disso! Quero dizer, não sabia que deveria haver uma carga, mas refletindo melhor, até que tem lógica, porque exercitando força criam-se músculos para sustentação. Um dica que eu dou é pegar sol sem protetor pelo menos 15 minutos por dia e depois de se expor ao sol aplicar óleo na pele, porque a vitamina D que é responsável pela absorção de cálcio é formada pelos óleos naturais da pele, razão também porque não tomar banho muito quente nem se ensaboar demais: manter os óleos naturais da pele. Outras duas coisas que recomendo é: 1º. o consumo de fósforo porque o cálcio é absorvido na mesma proporção desse elemento, se não há fósforo não há absorção de cálcio (fósforo tem, por exemplo na banana e banana aliás diminui as cãibras) 2º tomar o leite puro e não com achocolatado em pó, porque o cacau - matéria prima do chocolate - tem um elemento que chama-se "ácido oxálico" que ele faz com que apenas 2/3 do cálcio seja absorvido. E mais uma dica que lembrei agora: comer sardinha! sardinha tem cálcio... e tomar preferencialmente leite desnatado, que tem mais cálcio, mas de vez em quando consumir o leite integral mesmo, porque ele possui vitamina A (se não for fervido)

    ResponderExcluir

MAPA DE ACESSO