terça-feira, 17 de agosto de 2010

PERDER PESO

EXERCÍCIO FÍSICO E DIETA PARA PERDER PESO

O exercício físico pode ser o único a causar o estresse benéfico se for realizado adequadamente, e freqüentemente 3 por semana. A realização de exercício físico no lugar de comer em hora inadequada é uma estratégia para inibir a falsa fome, devido ao efeito da adrenalina nos centros hipotalâmicos da fome e saciedade do sistema nervoso, e também para aumentar o gasto energético.

Não estou recomendando a substituição das Refeições Regulares pelo exercício físico, pois, a fome se manifesta normalmente depois de 3 a 4 horas de jejum. Pode-se então realizar os exercícios 1h após o café da manhã e do lanche da tarde, e 2hs após refeições como almoço e jantar.

As pessoas podem passar mal se fizerem exercício físico em jejum (pela manhã, por exemplo), como idéia de maximizar a “queima” da gordura corporal, sentindo sintomas como: dor de cabeça, tonturas, visão embaçada, indisposição, podendo chegar ao desmaio pela diminuição da concentração de glicose na circulação (hipoglicemia).

Um programa de dieta e exercício físico resulta no balanço negativo de energia em dias, semanas e meses, impondo a mobilização e utilização da gordura armazenada ao longo do dia todo, e não apenas durante o tempo de realização do exercício.

Ronaldo Fábio P. lima

BIBLIOGRAFIA: GARCIA JÚNIOR, Jair R. dieta dos dez passos: o emagrecimento definitivo. São Paulo: Phorte, 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MAPA DE ACESSO